segunda-feira, 24 de março de 2014

Dons dados por Deus


   Há uma parte de nós que quase sempre é difícil de entender é saber em que somos bons. O que fazemos melhor e com mais gosto. Uns se comunicam bem, uns são feliz ensinando o que sabem, outros são felizes escrevendo, outros construindo casas, limpando... Chega um momento na nossa vida que nos perguntamos em que somos bons. E em algumas ocasiões, trazemos este pensamento para nossa vida espiritual. Passamos a nos perguntar no que podemos ser bons para Deus.

  1 Coríntios 12: 4 nos diz: “ Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.”   E diz ainda mais: “Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. – 1 Coríntios 12: 30-31


 Talvez esse seja seu pensamento. Talvez essa seja sua dúvida. Amados do Pai, Deus é o Único que pode te ajudar a descobrir quais são seus melhores talentos e dons, pois foi Ele quem os colocou em você. Deus nos deu esses dons para usarmos para Ele.


  Em uma rápida conversa com um primo meu que é pastor, ele me disse que existe uma infinidade de talentos em mim que eu usaria para Deus. E tudo seria em um determinado tempo, e que eu ainda não descobri dois terços desses talentos. Confesso que na hora não disse nada, mas refleti muito nestas palavras dele. Percebi que a única maneira, ou melhor, a melhor maneira de sabermos qual é o nosso dom é orarmos.


  Não existe um teste, tipo aqueles testes vocacionais. Devemos buscar a Vontade de Deus para que o Espírito Santo habite em nós, e assim descobriremos em que área podemos trabalhar para Deus.


 Ainda em 1 Coríntios 12: 4-12 – “4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.


5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.


6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.


7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.


8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;


9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;


10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.


11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.


12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”






  Não importa o que você mais gosta de fazer ou no que você seja bom. Deus vai te usar. Você vai ser um instrumento de Deus. Aos poucos, iremos descobrindo novos talentos e iremos aprender a usá-los para Deus. Honrar a Deus sobre todas as coisas sempre.


  Talvez você esteja pensando que o melhor dom é aquele que mais se destaca. Queridos, os dons são de Deus para Deus e não de Deus para a igreja. Simples assim. Deus espera de nós que O sirvamos com obediência, em Espírito e Verdade, os dons são instrumentos que Ele nos dá para que possamos alcançar pessoas que necessitam mais dEle.


  Ore. Busque mais de Deus para sua vida e no momento certo, Deus lhe usará, Deus lhe revelará o dom de acordo com sua capacidade e não com o seu gosto. Lembre-se de que aquele que não usa os dons de Deus para Deus os perde. Recomendo que leiam Mateus 25: 14-35, que fala sobre a Parábola dos Talentos revela que, mesmo que alguém tenha um dia recebido o dom da vida, o Espírito Santo de Deus, se cometer iniquidade, não manifestando na terra a vida de Deus em si, escondendo o talento em si, poderá, além de perder o dom de Deus, perder a salvação da alma.










Fiquem todos na Paz!





E que estas palavras possam ter lhe ajudado de alguma maneira, como também me ajudou!

2 comentários:

Joao Cruzue disse...

Oi Fernanda.

Vim retribuir a visita e agradecer o comentário. Apreciei seu blog. Em tempos de pouco esforço (copiar e colar) você é uma abençoada exceção à regra. Seu é olhar é crítico, mas construtivo. Agradeço a Deus pelo seu Blog e pelo seu esforço em publicar conteúdo cristão na WEB.

Se não for inoportuno, por favor confirme seu e-mail para cruzue@gmail.com, que vou encaminhar um convite para publicar conosco (cerca de 12 blogueiros) na Associação de Blogueiros Cristãos.

Em Cristo,

Irmão João Cruzué
Blog Olhar Cristão.

Fernanda Muniz disse...

E eu aprecio muito o seu.
Agradeço a Deus por poder ler sempre mensagens construtivas e reflexivas em seu blog.

De modo algum. Será uma honra para mim.
Fique na Paz, irmão!